A ESPIRITUALIDADE VERDADEIRA (na minha opinião, é claro)
Postado por Luiz Carlos Silveira Dias Júnior em 21 dezembro 2009 às 10:14
Olá a todos que estão lendo esse texto,
Gostaria de expressar a minha opinião sobre a busca da verdadeira espiritualidade. Acho muito importante a leitura, os cursos, as informações sobre os diversos temas relacionados e tudo mais. Mas acho mais importante ainda, sem sombra de dúvida, a prática diária dos ensinamentos. E quando me refiro à prática, não estou falando de cerimoniais, invocações, meditação, orações ou algo do gênero e sim do dia-a-dia. Pra mim, o verdadeiro homem espiritualizado é aquele que é honesto consigo mesmo e com os outros, que não usa máscaras, nem disfarces e que se mostra como realmente é, que tenta compreender e amar seus semelhantes, tentando passar por cima das antipatias e competitividades inerentes à personalidade humana, principalmente quando participam de um mesmo grupo espiritual. Pra mim, a prática é discurso e ação coerentes, é verdade no olho, é amorosidade nos gestos, independente de quem seja, não importa se é mais próximo ou menos próximo. É olhar pra si mesmo e tentar enxergar seus próprios defeitos e falhas e estar aberto às críticas sem defesas e melindres, coisa muito rara, pois as pessoas em geral, estão sempre armadas e quando estão ainda muito identificadas com ego, estão no poder e não aceitam o que o outro tem a dizer. Estas são somente algumas das coisas que eu considero sinônimos de uma verdadeira espiritualidade e que se pode somente observar no dia-a-dia e no convívio mais próximo com as pessoas. Portanto, eu sinto dizer que homens espiritualizados de verdade, na minha opinião, são muito poucos. Acho que falta muito ainda para aprender e que todos deveriam fazer uma análise muito profunda de si mesmos e de seus comportamentos mais banais e, principalmente, seu relacionamento com as outras pessoas, tentando se conhecer um pouco mais e se propondo a uma verdadeira mudança interna. A luta contra o eu inferior é diária e constante e só assim é que conseguimos domá-lo e abrir espaço para o verdadeiro \”Eu\” assumir o controle. Gostaria de sugerir a todos que refletissem sobre essa questão e que isso possa gerar um real questionamento interno sobre o caminho que cada um tem que percorrer, para se tornar uma pessoa verdadeiramente espiritualizada. A espiritualidade não é mental e ler e saber, nem sempre significam aplicar o conhecimento na vida. Existe um abismo que deve ser transposto entre conhecimento e Sabedoria. Boa reflexão a todos!
Oi Luiz, meu irmão querido.
Belo texto! Senti um puxãozinho na orelha… rsrsrs…
Amei e concordo plenamente com tudo que escreveu. "A luta contra o eu inferior é diária e constante". É isso mesmo,é uma reforma constante.
Deixo um abraço forte de Feliz Aniversário! (não esqueci não), Feliz Natal! Feliz Ano Novo! Feliz Vida Nova! Para você, Francisco e todos do grupo. Que a Luz dos Mestres estejam com vocês hoje e sempre.
Bjos,
Sonia.
Bom dia, Luiz.
Adorei sua reflexão.
Você simplesmente falou exatamente o que tenho tentado passar para as pessoas.
Cnheço muitos espíritas que acham que stão salvos só porque conhecema doutrina, mas a MAIORIA NÃO APLICA!
Quando falo de espiritualidae, aalguém pergunta:vc está falando de qual religião?
Enfim, as pessoas estão GRUDADAS em religião e esquecendo de se encontrarem, de se descobrirem. Por isso não frequento mais qualquer lugar. Prefiro essas minhas leituras. Parabéns pelo belo texto e um grande e iluminado 2010. Beijos intergalácticos em seu ♥
Se quiser mandar e-mail , envie por favor para: flordalua52@ig.com.br
obrigada.